sábado, 6 de novembro de 2010

Estímulo elétrico do cérebro pode melhorar talento com matemática


Estudo envolveu uso de corrente elétrica extremamente baixa, em 15 voluntários
REUTERS - REUTERS

Estimular o cérebro com uma corrente elétrica muito baixa pode aumentar o talento de uma pessoa para a matemática por até seis meses, disseram neurocientistas britânicos
Pesquisadores da Universidade Oxford estudaram 15 voluntários e demonstraram, pela primeira vez, que o estímulo elétrico do cérebro melhora a performance em uma série de avaliações de matemática, efeito que se manteve até um semestre mais tarde.
"Não estamos aconselhando as pessoas a sair por aí tomando choques elétricos, mas estamos muito animados com o potencial de nossa descoberta e buscando entender as mudanças subjacentes no cérebro", disse o líder do estudo, Cohen Kadosh.
Para o trabalho atual, 15 voluntários de 20 e 21 anos aprenderam símbolos que representam diferentes números, e então foram cronometrados enquanto resolviam problemas e enigmas matemáticos envolvendo a manipulação desses símbolos.
As aulas foram dadas ao longo de seis dias e a cada dia os voluntários recebiam ou um placebo ou um estímulo de um miliampère nos lobos parietais do cérebro - com a corrente fluindo do direito para o esquerdo, ou vice-versa. O estímulo era aplicado por cerca de 20 minutos.
"Dá para sentir um pouco, mas apenas nos primeiros 15 a 30 segundos", disse ele. "E não é doloroso. É como uma coceira leve no crânio".
Os resultados, publicados na revista Current Biology, mostra que os voluntários que receberam a estimulação elétrica do lobo direito para o esquerdo tiveram o melhor desempenho.

6 comentários:

  1. poxa vou tomar uns choques de vez enquanto!
    pq tou precisando muito.Pelos menos só por uns dias até conseguir passar em matematica!!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a estimulação elétrica é uma informação de baixa intensidade que atua no sistema nervoso intacto do indivíduo e dispara todos os processos neurofisiológicos do músculo. Para atingir o efeito desejado, a corrente elétrica gerada deve vencer a oposição imposta ao seu fluxo e atingir o tecido alvo com intensidade suficiente. A impedância total de um circuito pode ser calculada com base na Lei de Ohm (Z = U/i), onde Z = impedância, U = tensão elétrica no circuito, e i = intensidade da corrente que circula pelo circuito. Medindo-se a tensão elétrica U entre o par de eletrodos, durante a aplicação de uma corrente i conhecida, pode-se calcular a impedância Z deste segmento de tecido.

    ResponderExcluir
  3. To bem precisando tomar uns "choques" desses.. rsrrsrs
    Tudo é pura ciência e matemática!

    Ass: Kauana Mendes

    ResponderExcluir
  4. Puxa... A matemática é tão incrível, que até no nosso corpo ela está presente, FASCINANTE!

    Por: Vanessa da Conceição

    ResponderExcluir
  5. JUSTIFICATIVA: Postamos esse anuncio da revista Current Biology, porque achamos muito interessante.
    Pois,este anuncio nos mostrou que foi feito um estudo comprovando que o Estímulo elétrico do cérebro pode melhorar talento com matemática. Por isto postamos, para que as pessoas se informe melhor sobre os assuntos que envolvem os estudos ciêntificos sobre a matemática.

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem...